‘Por que o cinema brasileiro incomoda tanto?’, pergunta Andreia Horta

“O momento atual é barra pesada”, diz Andreia Horta em entrevista por telefone. “Muita gente não entende a importância do nosso cinema. Mas por que ele incomoda tanto? Aliás, não é só o cinema. É toda a indústria do audiovisual, e o teatro também.”

A própria atriz responde ao questionamento. “Nós, artistas, somos inconvenientes para uma certa parcela da sociedade. Porque o nosso ofício é fazer a pessoa olhar para si mesma e refletir”.

Andreia, 36, está no comando do talk show O País do Cinema, cuja quarta temporada estreia nesta segunda (26) no Canal Brasil, às 23h30. É seu segundo ano à frente do programa, que teve Fabíula Nascimento como apresentadora em seus dois primeiros anos.

Conhecida pelos telespectadores como a protagonista Joaquina da minissérie “Liberdade, Liberdade” (2016) ou a vilã Lucinda da novela “Tempo de Amar” (2017), ambas da Globo, a mineira de Juiz de Fora também faz carreira no cinema. Seu papel de maior destaque foi em “Elis” (2016), a cinebiografia de Elis Regina, que lhe valeu o troféu de melhor atriz no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Em O País do Cinema, Andreia é muito mais do que uma simples mestre-de-cerimônias. “Eu me envolvi em todos os aspectos da produção. Sugeri nomes e assisti a todos os filmes citados pelo menos duas vezes”.
Leia mais (08/26/2019 – 18h10)