Por que Madonna ainda é a mulher mais importante do pop?

Ninguém deu muita bola para Madonna quando ela surgiu, em 1982. Nem mesmo sua gravadora: a cantora não aparece na capa de seu primeiro single, ?Everybody?. Um começo curioso para uma carreira em que a imagem seria tão importante quanto a música.
 
Dois anos depois, mesmo com dois álbuns estourados no planeta inteiro, Madonna ainda não era levada a sério. A revista ?Veja? publicou naquela época uma matéria comparando-a com Cyndi Lauper, um talento que teria vindo para ficar. Madonna, ao contrário, só teria mais uns meses de fama e olhe lá.
 
Cyndi Lauper ainda está por aí, gravando discos esporádicos e trabalhando como atriz de teatro. Nunca mais repetiu o sucesso da década de 1980. Madonna, por outro lado, cresceu a ponto de ser a única mulher a entrar para o panteão dos gigantes do pop e do rock. Um clube rarefeito que combina vendagens, longevidade e influência cultural, e onde estão nomes como Elvis Presley, David Bowie, Michael Jackson e os Beatles.
 
Nesta quinta (16), Madonna completa 60 anos. Ela não é a primeira estrela do pop contemporâneo a atingir tal marca ainda em atividade. A lendária Tina Turner chegou aos 60 em 2009, e comemorou a façanha com uma turnê mundial. Mas Tina não lança um álbum de inéditas desde 1999, e vive hoje semi-reclusa em sua casa na Suíça. Por mais glórias que tenha acumulado em sua longa carreira, não tem a importância de Madonna.
Leia mais (08/16/2018 – 16h30)