Pesquisa Datafolha aponta cenário de desafios para as marcas

Os resultados deste ano da pesquisa Top of Mind projetam ambiente desafiador para as marcas, em especial às que historicamente ocupam espaço privilegiado na memória dos brasileiros. Em 35 das 51 categorias que permitem comparação com o ano passado, há tendência de alta na dificuldade de menção a nomes associando-os a produtos e serviços. Em apenas dois setores, a queda no desconhecimento fica fora da margem de erro.

Sob esse aspecto, o desempenho negativo não é concentrado em ramo específico e se espraia por áreas distintas: de alimentos a combustíveis. No lado oposto, a facilidade para a lembrança de marcas aumentou principalmente nos serviços digitais, especialmente para aplicativos de transporte e bancos. Mudanças em diferentes cenários, do político ao social, do tecnológico ao econômico, produziram mais ruídos e incertezas do que referências técnicas efetivas para o embasamento de estratégias e campanhas.

Nessa fase de transição, o terreno movediço revela-se por meio de alteração importante e gradual dos hábitos. A mobilidade crescente no acesso à internet é o maior deles. Em quatro anos, a posse de smartphones saltou cerca de 20 pontos percentuais e alcança 73% dos brasileiros.
Leia mais (10/29/2019 – 21h30)