Fifa exclui corrupção de código de ética e vai punir quem difamar entidade

A Fifa erradicou oficialmente a corrupção. Bastou apertar a tecla delete.

Os dirigentes e jogadores de futebol que decidirem verificar o novo código de ética da organização não encontrarão no texto a palavra ?corrupção?. Também descobrirão como evitar suspensões por pagar e receber propinas.

A corrupção foi eliminada como categoria de delito, durante reuniões secretas nas quais executivos conduziram a primeira reforma do código de conduta desde uma onda de escândalos que culminou em 2015 e causou a ?morte clínica? da organização que comanda o futebol mundial. Foi essa a hipérboles usada por Gianni Infantino, o presidente da Fifa, durante a Copa do Mundo, em junho, em um discurso no qual se vangloriou de seus supostos sucessos em limpar a organização.

Mas nos seus dois anos como presidente da Fifa, ele foi acusado de violar as regras de governança e forçar a saída de dirigentes que ameaçavam sua posição.

Agora será ainda mais fácil para a Fifa excluir aqueles que a criticam.

Um novo delito foi introduzido no código de ética: difamação. Não há exemplos específicos, o que dá liberdade ao comitê de ética para decidir sobre o grau de prova necessário, como em todos os demais casos.
Leia mais (08/14/2018 – 13h05)