Educação socioemocional

A educação socioemocional abrange desenvolvimento de habilidades, como esperar a vez, lidar com emoções -raiva, tristeza, ansiedade, frustração- de forma apropriada, seguir regras, tomar decisões, buscar empatia.

O aprendizado começa assim que a criança nasce e dura a vida inteira. Começa com as pessoas mais próximas e, depois, com a exploração do ambiente à sua volta.

Desde bebê, o desenvolvimento cognitivo, físico, de linguagem e socioemocional ocorre junto e paralelamente. Os três primeiros são facilmente mensuráveis. Sem um desenvolvimento saudável das habilidades sociais e emocionais, a criança encontrará dificuldades acadêmicas, profissionais e pessoais.

Em outras palavras, não poderá desenvolver todo o seu potencial. No entanto, é possível superar muitas dificuldades com um bom desenvolvimento emocional.
 
Pesquisas apontam que crianças que verbalizam e descrevem sentimentos terão mais amigos e serão menos agressivas. Podemos mensurar a educação socioemocional também por meio do sucesso acadêmico. As habilidades socioemocionais estão presentes em todas as atividades curriculares, seja na matemática, nas ciências ou nas artes.

 Uma boa estrutura emocional fará com que a criança se torne um adulto mais independente, autônomo e seguro para tomar suas próprias decisões. O nosso cotidiano é rico em interações.
Leia mais (04/08/2019 – 14h05)