Desativar Minhocão para carros pode reduzir pela metade sensação de ruído

Desativar o elevado João Goulart (região central), conhecido como Minhocão, para veículos pode diminuir pela metade a percepção de ruído para vizinhos, segundo levantamento da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica). 

O estudo estima que a redução pode ser de até 10 dB (decibéis) em prédios que estão de frente para o elevado, principalmente em andares acima do Minhocão -já que os mais baixos continuariam afetados pelo trânsito da r. Amaral Gurgel. 

De acordo com a ProAcústica, em termos de sensação para o ser humano, 10 dB a menos equivalem a reduzir pela metade o volume sonoro. 

Com o viaduto aberto para veículos, os níveis sonoros nos edifícios variam entre 69 dB e 76 dB de dia, algo próximo ao som de um aspirador de pó ligado. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o nível de ruído recomendável para a audição é de até 50 dB.  

A prefeitura anunciou em fevereiro que vai implantar o primeiro trecho do parque Minhocão, dando início à desativação do elevado para veículos. O estudo da ProAcústica, entretanto, não considera os ruídos que o parque traria. 

“Isso depende muito de como vão fazer o parque, se vão usar algum tipo de absorção [acústica]”, disse a gerente de atividades técnicas da ProAcústica, Priscila Wunderlich. 
Leia mais (04/23/2019 – 19h23)