Barragem ‘bomba-relógio’ faz população de Barão de Cocais (MG) arrumar malas

“A gente está apreensivo, aguardando o momento”, diz a professora Lourdes Reis, 56. Assim como ela, boa parte dos moradores de Barão de Cocais (MG), a 100 km de Belo Horizonte, passou o domingo (19) à espera do toque da sirene anunciando o rompimento da barragem na mina Gongo Soco, da Vale. 

Um documento da mineradora, divulgado em uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais na última quinta (16), diz que, caso o talude da mina, que vem se movimento há vários dias, se rompa, poderá causar a ruptura da barragem Sul Superior entre os dias 19 e 25 de maio. 

A casa onde Lourdes vive desde que nasceu, ao lado do rio São João, pode ser atingida pela lama de rejeitos em um eventual rompimento. Depois de casar, ela construiu um barracão nos fundos da casa dos pais, onde vive hoje com os três filhos, que têm idades entre 26 e 28 anos. Na casa da frente, moram a irmã mais nova e cinco sobrinhos. 

Ela conta que uma mala com roupas e documentos já está separada, à espera do toque da sirene e do carro de som que devem alertar sobre o rompimento. Se a barragem em Gongo Soco romper, será a terceira em menos de quatro anos em Minas Gerais. 
Leia mais (05/19/2019 – 20h45)