Banquetaço dá comida de graça na rua e pede a volta do Consea

Na próxima quarta, dia 27, a partir das 12h, mesões coletivos devem servir cerca de 15 mil refeições de graça em pontos centrais de mais 40 cidades brasileiras.

A comida será preparada por chefes conhecidos, estudantes, colaboradores e ativistas da gastronomia social. Alimentos orgânicos, da agricultura familiar e agroecológica e plantas alimentícias não convencionais -as pancs- são os ingredientes.

Será um novo Banquetaço, movimento político apartidário que une organizações, coletivos e profissionais em defesa do direito humano à alimentação adequada. 

“Um coletivo mobilizador de redes que por meio de banquetes públicos visibiliza questões políticas e alimentares urgentes e pressiona por tomadas de decisões em prol do bem comum”, como o grupo se define em sua comunicação.

A pauta do dia 27 é a defesa do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), um órgão com participação de especialistas e representantes da sociedade, com ligação direta com a Presidência da República.

O Conselho foi extinto pela Medida Provisória 870- 2019, que estabelece a organização dos órgãos da Presidência e dos ministérios e que retirou da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), criada em 2006, os mecanismos de participação social, que faziam parte de seu artigo 11.
Leia mais (02/22/2019 – 12h23)