Após salto nas vendas, setor imobiliário aposta em retomada do mercado

O financiamento de 24,9 mil imóveis em julho consolida a tendência de recuperação que vinha sendo ensaiada pelo setor imobiliário.

Foi a construção civil que, engatando uma retomada, ajudou a segurar o PIB (Produto Interno Bruto) em alta de 0,4% no segundo trimestre.

O crescimento de 24% no número de imóveis financiados sobre julho de 2018 e de 36% no volume de crédito concedido é atribuída pelo setor a uma combinação de fatores.

Apontam juros mais baratos, que tornam o financiamento imobiliário mais barato e ampliam o leque de pessoas capazes de comprar a casa própria; retomada da confiança, ligada a uma estabilização do desemprego -a redução ainda é lenta-; e a lei que regula as regras para a desistência da compra de um imóvel, sancionada no ano passado.

Por enquanto, são conhecidos apenas os dados da Abecip (associação das entidades que concedem crédito imobiliário) de julho.

?Dados de vendas e lançamentos devem ser divulgados pelo Secovi-SP até a próxima semana, enquanto a Abrainc (incorporadoras) publicou os dados de junho na semana passada.

Segundo o Secovi, dos 6.319 novos imóveis vendidos, 4.225 foram residências de dois quartos, o segmento que menos sofreu durante a pior fase da crise econômica.
Leia mais (09/01/2019 – 21h05)