Após falhas em lotes, governo suspende distribuição de autoteste de HIV no SUS

O Ministério da Saúde decidiu suspender, temporariamente, a distribuição de kits de autoteste de HIV que vinha sendo feita desde janeiro no SUS.

Até então, a distribuição dos kits ocorria por meio de um projeto-piloto inédito iniciado neste ano em 14 cidades. O objetivo era aumentar o número de ferramentas de apoio ao diagnóstico do HIV.

Falhas identificadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as quais impediam a interpretação dos resultados do teste, no entanto, levaram o ministério a orientar aos municípios que suspendam o uso dos kits. 

O problema foi identificado em ao menos dois lotes do autoteste Action, produzido pela empresa Orange Life. Nesta sexta (1º), a Anvisa determinou a suspensão da fabricação de novos kits pela empresa e o recolhimento dos dois lotes do produto.

Ao todo, o ministério adquiriu 98 lotes com cerca de 400 mil kits de autoteste para serem distribuídos no SUS. A previsão agora é que amostras dos demais lotes sigam para análise para verificar se a oferta pode ser retomada.
Leia mais (03/01/2019 – 19h49)