Agências, blogueiros e até Neymar viram alvo de ações por fotos

?Parabéns, minha terra linda e amada?, escreveu em uma rede social o maquiador paraibano Júnior Mendes, um dos mais cobiçados do ramo nupcial em São Paulo. Ao lado da postagem, feita em 2014, ele publicou foto com imagem aérea de João Pessoa.

Meses depois, Júnior foi acionado na Justiça por uso indevido de fotografia em uma ação que pedia restituição por direitos autorais. Por trás dessa e de outras ações de teor semelhante está o advogado paraibano Wilson Furtado Roberto.

Ele tem 15 fotógrafos como clientes e, desde 2008, moveu mais de mil ações nas Justiças da Paraíba e de São Paulo por violação de direitos autorais.

Entre os alvos estão empresas como agências de viagem, companhias aéreas, laboratórios e pessoas físicas como o maquiador, a blogueira fit Camila Serakides e até Neymar.

No caso do jogador, o objeto da ação foi uma foto em seu site pessoal há seis anos. A imagem de uma praia acompanhava uma postagem sobre o fim da temporada do atleta, que entraria em férias.

Após a ação judicial, advogados do jogador firmaram um acordo e pagaram pela foto. Procurada, a assessoria de Neymar não se pronunciou.

O maquiador também não quis falar sobre o processo.
Leia mais (08/19/2018 – 02h00)