Será que novela ‘Órfãos da Terra’ deveria mesmo passar na faixa das 18h?

Uma animada festa de aniversário é interrompida pela chegada de guerrilheiros. Um deles está gravemente ferido. Os outros falam para os convidados fugirem. Tarde demais: uma bomba atinge a casa, e vai tudo pelos ares.

O primeiro bloco de “Órfãos da Terra” foi muito mais impactante do que o de qualquer uma de suas antecessoras na faixa das 18h da Globo, conhecida pelas tramas açucaradas.

Nas redes sociais, os internautas se derramaram em elogios pela produção requintada, semelhante à dos melhores seriados americanos. Mas também levantaram uma questão pertinente: a novela não deveria estar sendo exibida num horário mais tardio?

De fato, é estranho ver tanta gente ferida na TV aberta quando ainda nem escureceu lá fora. Por outro lado, há a sensação de que “Órfãos da Terra” precisou ser suavizada para ser exibida tão cedo. A guerra civil na Síria e o drama dos refugiados, temas da trama de Thelma Guedes e Duca Rachid, renderiam cenas ainda mais fortes em faixas horárias mais tardias.

Quando submeteram a sinopse de “O Sal da Terra” à Globo, há cerca de dois anos, as autoras haviam passado por uma experiência traumática. “O Homem Errado”, que marcaria a estreia delas no horário nobre, foi cancelada quando a produção estava prestes a deslanchar. Em seu lugar, entrou “O Outro Lado do Paraíso”, de Walcyr Carrasco.
Leia mais (04/02/2019 – 20h10)