Justiça diz que YouTube agiu bem ao censurar vídeo pró-ivermectina

A Justiça de São Paulo decidiu que o YouTube agiu bem ao censurar o canal de um político bolsonarista que publicou um vídeo defendendo o uso da ivermectina para o tratamento da Covid.

“Age corretamente [o YouTube] ao impedir a conta de alguém que emite sua opinião pessoal de conteúdo médico, induzindo pessoas a utilizar medicamento sem qualquer eficácia contra a Covid-19”, afirmou o juiz Luiz Guilherme Feichtenberger. “A atitude é passível de censura.”

A decisão foi tomada em um processo aberto por Roberto Alcântara (PSC), comerciante bolsonarista que disputou e perdeu a eleição para vereador em Santo André em 2020.

Na ação, Alcântara, que obteve apenas 110 votos na disputa eleitoral, queria que o Google, proprietário do YouTube, fosse obrigado a restabelecer o canal, liberando todos os vídeos publicados. Exigia também uma indenização de R$ 15 mil por danos morais.

O juiz não atendeu às solicitações e disse que o Google Brasil teria agido ilicitamente se tivesse mantido o canal, “respondendo pelas fakes news propagadas” pelo comerciante.
Leia mais (06/11/2021 – 10h40)