Impressoras 3D reduzem custos de empresas, mas preço ainda é entrave

Apesar de impressoras 3D ainda não serem eficientes para produzir frascos de perfumes em larga escala, elas já proporcionam ganhos financeiros para a Natura.

A fabricante de cosméticos, que começou a usar os equipamentos em 2017, produz neles 30 peças para as máquinas de sua linha de produção.

São impressos componentes de pinça, garras, tampas de motores e peças de plástico que posicionam os frascos a serem embalados na linha de montagem, por exemplo.

Angela Pinhati, diretora industrial, diz que há casos em que, com a impressão em 3D, a Natura gasta menos de um décimo do que desembolsaria importando uma peça.

?Isso permite reduzir estoques de peças, ser mais rápido. Em vez de esperar três ou quatro dias até o fornecedor enviar, resolvemos na hora.?

Hoje, a empresa mantém duas impressoras em um laboratório de inovação inaugurado neste semestre em sua fábrica de Cajamar (SP).

Empresas que vendem impressoras 3D para uso profissional apontam que a demanda no Brasil começa a subir com a lenta retomada da economia.
Leia mais (08/20/2018 – 02h00)