Felipe Neto, um novo líder politico brasileiro

O começo desta década presenciou um fenômeno que não foi previsto por nenhum analista: a ascensão dos influenciadores digitais, também conhecidos como vlogueiros (blogueiros em vídeo) ou youtubers (por insistência do próprio YouTube, a plataforma favorita desses novos comunicadores).

A onda varreu o planeta inteiro, e é claro que o Brasil não ficou de fora. Nomes como Christian Figueiredo ou Kéfera Buchmann logo se tornaram ídolos de crianças e adolescentes, mesmo sem aparecer na TV. Entre tantas caras novas, uma se destacou: Felipe Neto, o primeiro vlogueiro brasileiro a conquistar um milhão de assinantes para seu canal no YouTube.

Hoje Felipe tem mais de 34 milhões de seguidores, muito mais do que seus colegas de ofício. Também comanda a Paramaker, uma empresa que gerencia milhares de canais no YouTube.  E começa a demonstrar um poder surpreendente para os adultos (entre os quais me incluo) que não acompanharam sua trajetória com o devido interesse: a capacidade de influenciar o debate político.

Não foi agora que Felipe Neto começou a incomodar os poderosos. Em 2017, o vlogueiro atacou o pastor evangélico Silas Malafaia, que convocou um fracassado boicote à Disney por causa de um beijo gay em um desenho animado produzido pela empresa.
Leia mais (09/11/2019 – 11h00)