Em Portugal, manifestantes pró-Amazônia pedem boicote a produto brasileiro

Um protesto em defesa da Amazônia e contra as políticas ambientais do governo Bolsonaro lotou a praça Luís de Cam?es, vizinha ao consulado do Brasil em Lisboa, na tarde desta segunda-feira (26).

A manifestação reuniu mais de mil pessoas no centro da capital portuguesa. Na noite de sexta-feira (24), uma vigília contra a destruição da floresta já havia reunido mais de uma centena de participantes em outro ponto da cidade.

Com gritos de ordem e cartazes contra o presidente Jair Bolsonaro, muitos dos presentes pediam sanções à carne bovina brasileira e a suspensão das negociações do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Além de muitos portugueses e brasileiros, o ato atraiu ainda muitos turistas de outras nacionalidades. Ao se depararem com os manifestantes e sua batucada em um dos pontos mais importantes do centro histórico lisboeta, muitos viajantes “aderiram à causa” e até improvisaram cartazes de apoio.

Acostumado a acompanhar com regularidade a situação política brasileira, o escritor José Eduardo Agualusa fez duras críticas à atual política ambiental brasileira.

“A crise na Amazônia é um problema mundial. Não é de esquerda ou de direita”, disse.

“Esta catástrofe era absolutamente previsível, mas é algo que vai sair pela culatra. Vai começar a haver boicotes e o agronegócio vai perder”, completa.
Leia mais (08/26/2019 – 18h22)