Documentário ‘A Terra É Plana’ na Netflix expõe uma das crenças mais bizarras da atualidade

Esqueça o que você aprendeu na escola. Ignore as evidências acumuladas durante milhares de anos. A Terra não é uma esfera, e sim um disco achatado cercado por uma cordilheira gelada. Sobre ela há um domo e dois pontos de luz que se alternam: o Sol e a Lua.

Até os antigos egípcios tinham uma cosmogonia mais sofisticada do que esta, aceita como verdadeira por um número crescente de pessoas. São os adeptos do terraplanismo, um movimento anti-intelectual que ganhou força nos últimos anos, movido a vídeos no YouTube protagonizados por figuras carismáticas sem nenhum embasamento científico.

O americano Mark Sargent é um deles. Um cinquentão simpático, que ainda mora com a mãe e se veste de boné, bermudas e camisetas que o identificam como um dos sumo-sacerdotes da nova seita. Sargent também é o principal personagem do documentário “A Terra É Plana”, já disponível na Netflix.

O filme de Daniel J. Clark entrevista vários outros adeptos do terraplanismo, e também cientistas e psicólogos que tentam explicar o apelo de tamanho despautério. Mas, em nenhum momento, o diretor expõe os terraplanistas ao ridículo ? prefere deixar que eles mesmos o façam.
Leia mais (03/01/2019 – 11h24)