A Voz nas telas

Frank Sinatra foi “A Voz”. Mas também foi um grande ator de cinema. Com mais de 60 filmes na carreira, atuou ao lado das principais estrelas de Hollywood entre os anos 1940 e 1960 e ganhou um Oscar de melhor ator coadjuvante.

Seu primeiro sucesso no cinema foi “Marujos do Amor”, de 1945, em que contracenava com Gene Kelly. O filme surfou na primeira onda de sucesso de Sinatra, ele quando iniciou sua carreira solo e se tornou o artista mais popular nos Estados Unidos. No longa, Sinatra e Kelly são dois marinheiros de folga que passeiam por Los Angeles e se apaixonam pela mesma mulher.

Eles repetiram a parceria em “Um Dia em Nova York”, em que novamente interpretam marinheiros de folga pela cidade. Mas nos anos seguintes, a carreira de Sinatra entrou em declínio, motivado por escândalos conjugais (o caso com Ava Gardner quando era casado com sua primeira mulher, Nancy) e um problemas nas cordas vocais.

O renascimento no cinema veio em 1953, com “A Um Passo da Eternidade”. Na música, também naquele ano, por meio do contrato com a gravadora Capitol, onde Sinatra gravou algumas de suas canções mais importantes. Mas voltando ao filme, que deu ao cantor seu Oscar”…

A trama se passa em uma base americana no Havaí, dias antes do ataque a Pearl Harbor, e conta a história de amor entre um sargento e a mulher do superior dele (Burt Lancaster e Deborah Kerr). Sinatra interpreta Angelo Maggio, soldado lotado nesta base.

Também é dessa fase “O Homem do Braço de Ouro”, de 1955, sobre um dependente de heroína, e “Alta Sociedade”, de 1956, em que uma socialite é disputada pelo ex-marido e um repórter. Nos dois filmes, Sinatra dividiu a cena com astros de Hollywood. No primeiro, atuou ao lado de Kim Novak e foi dirigido por Otto Preminger. No outro, seus companheiros de cena eram Grace Kelly e cantor Bing Crosby.

E por falar em companheiros, não dá para esquecer os filmes que Sinatra fez ao lado do Rat Pack, o famoso grupo de amigos showmen que atuava em Las Vegas. Faziam parte dele Dean Martin e Sammy Davis Jr., entre outros. O longa mais conhecido dessa turma é “Onze Homens e Um Segredo”, de 1960, em que ladrões planejam um roubo a cinco cassinos, liderados pelo personagem de Sinatra. A trama foi refilmada por Steven Soderbergh, em 2001, com George Clooney no papel que foi do cantor.
Leia mais (10/19/2019 – 10h00)