Presidente da Nissan pode renunciar ao cargo, diz jornal

O conselho de administração da Nissan vai discutir nesta segunda (9) um plano para substituir o presidente-executivo, Hiroto Saikawa. Se houver a aprovação, será iniciada uma busca formal por candidatos, segundo pessoas familiarizadas com os planos do conselho.

Uma das pessoas disse que Saikawa, 65, poderá apresentar sua renúncia na reunião. O jornal japonês Nikkei informou que o executivo manifestara reservadamente sua intenção de renunciar. Procurado para comentar o assunto, não foi localizado.

A busca por um novo chefe para a Nissan ganhou urgência crescente nos últimos meses, quando Saikawa começou a ser analisado pelo fraco desempenho dos negócios. A empresa está cortando empregos em todo o mundo, já que enfrenta queda nas vendas e no lucro.

Em novembro passado, o então presidente do conselho da Nissan, Carlos Ghosn, que liderou a empresa durante quase duas décadas, foi preso. O executivo, que tem cidadania brasileira, francesa e libanesa, foi destituído de seus cargos por acusações de crimes financeiros, incluindo subnotificação de seus ganhos, e enfrentará julgamento em 2020 em Tóquio. Ele diz que é inocente.
Leia mais (09/08/2019 – 20h00)