A desconstrução da participação social

Ela se apresentava como várias: mulher, negra, quebradeira de coco babaçu, quilombola. Entre os babaçuais do Maranhão, na comunidade quilombola Monte Alegre, Maria de Jesus Bringelo, a Dona Dijé, abriu trilhas para os povos e comunidades tradicionais de todo o país lutarem por seus direitos e territórios tradicionais.

Estivemos com ela em julho de 2018, quando Dona Dijé recebeu em sua comunidade representantes desses povos e comunidades, que aguardavam a instalação do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT).

O CNPCT é um dos vários colegiados que se articulam com a Política Nacional de Participação Social, instituída em 2014 e revogada, mês passado, pelo presidente da República, com a edição do decreto 9.759, o qual também extingue conselhos, comitês e outros colegiados, além de estabelecer diretrizes e limitações para os que venham a ser “recriados”.
Leia mais (05/15/2019 – 02h00)